ORIFLAME

VISITE A MINHA PÁGINA E INSCREVA-SE GRATUITAMENTE NA ORIFLAME.

http://grupoorivitoria.wix.com/orivitoria#!home/mainPage

*SEM CUSTO DE INSCRIÇÃO;
*SEM TER QUE OBTER KIT;
*SEM ENCOMENDAS OBRIGATÓRIAS.

E AINDA COM UMA EXCELENTE OFERTA NA SUA PRIMEIRA ENCOMENDA.

DO QUE ESTÁ À ESPERA?

ORIFLAME - UM MUNDO DE OPORTUNIDADES

Arquivo do blogue

domingo, 20 de maio de 2012

Açorda de Tomate Grão e Camarão

Hoje não há foto... :( A máquina não está a funcionar em condições, mas logo que esteja vem a foto para aqui. Hoje vou partilhar convosco a minha açorda, pode-se fazer, congelar e ir utilizando como acompanhamento ou pode-se mesmo usa-la como refeição (nos dias da minha preguiça é o que acontece).

Sei que normalmente as minhas receitas não são publicadas e sim somente as suas fotos (tenho as minhas razões como já expliquei anteriormente), mas como todos merecemos uma segunda oportunidade aqui vai a receita original e adaptada à bimby para quem tiver:

Para cerca de 8 porções

Ingredientes:
500 gr de pão duro (ou descongelado caso tenha guardado)
800 gr de água
4 dentes de alho
200 gr de cebola (mais ou menos 1 cebola e meia)
120 gr de azeite
200 gr de miolo de camarão (do tamanho que tiver em casa ou que costume comprar, pode ser congelado)
100 gr de grão demolhado e cozido (ou de lata/frasco se preferir)
40 gr de polpa de tomate (opcional)
Tomilho e coentros q.b.
Sal e pimenta q.b.

Confecção no tacho:
Deixe o pão a demolhar cerca de 30 minutos (conforme a dureza do mesmo).
Colocar 20 gr de azeite (cerca de 3 colheres de sopa +/-) num tacho com capacidade de mais de 2 litros (para estar à vontade), e coloque o camarão, sem tapar o tacho com a tampa deixe estar os camarões durante 5 minutos em lume baixo, no fim do tempo retire e reserve. Coloque o restante azeite no mesmo tacho junte a cebola picada e os alhos picados e o tomate e deixe refogar em lume baixo/médio mexendo de vez em quando até a cebola estar mais macia (cerca de 7 minutos).
Junte o pão e a água onde o demolhou no tacho, o grão e os temperos e deixe cozer durante cerca de 7 minutos em lume brando mexendo sempre, no final juntar o camarão e o azeite reservado e deixe cozer tudo mais uns 2/3 minutos mexendo sempre. Verifique os temperos.
No final retire a açorda para o "prato" (pirex ...) de servir, junte os coentros e o tomilho grosseiramente picados e envolva. Sirva como acompanhamento de marisco, peixe frito... ou como prato principal.

Confecção na Bimby:
Deixe o pão a demolhar cerca de 30 minutos (conforme a dureza do mesmo).
Coloque o tomilho e os coentros (a gosto) no copo e pique 2 seg/vel 7, ou se preferir pique à mão. Reserve.
Coloque 20 gr de azeite, o camarão e programe 7 min/varoma/vel colher inversa + vel 2, retire e reserve.
Coloque no copo as 100 gr de azeite, a cebola e os alhos e pique 5seg/vel5, no final coloque o tomate e refogue 5 mim/varoma/vel 2, coloque o pão, a água onde demolhou e o grão no copo mais os temperos e programe 8 mim/vel colher inversa/100º , no final junte o camarão com o azeite reservado e programe 2 min/varoma/colher inversa/vel 2, no fim coloque no prato de servir, junte o tomilho e os coentros e envolva. Sirva como acompanhamento de marisco, peixe frito... ou como prato principal.

Este prato é "forte", quando servir como acompanhamento basta uma pequena porção. Pode dividir esta receita e congelar metade, quando retirar do congelador e já estiver descongelado à temperatura ambiente ou no microondas pode colocar meia chávena de água ou leite, e aquecer de preferência no microondas), deixe aquecer bem e sirva novamente com uma outra refeição diferente por exemplo :)

Sem comentários:

Enviar um comentário